top of page
retiros-espirituais-meditacao-850x514.jpg

Retiro Urbano

Aprimoramento do Equilíbrio Emocional:
Raiva, Tristeza, Compaixão e Equanimidade

INSPIRADO NO PROGRAMA CULTIVATING EMOTIONAL BALANCE – CEB

Por décadas, o Dalai Lama tem se envolvido com cientistas de renome mundial para explorar as interseções entre a sabedoria budista e a pesquisa científica. Entre esses pioneiros estavam Alan Wallace, tradutor e escritor de mais de 40 livros sobre Budismo e Paul Ekman, o renomado psicólogo que abriu novos caminhos no estudo das emoções, que juntos desenvolveram o programa Cultivating Emotional Balance – CEB que visa treinar a conscientização das emoções e o cultivo da atenção, Mindfulness e das virtudes do coração.
Atualmente, Eve Ekman, filha do Paul Ekman, dá continuidade a esse legado, colaborando com o Dalai Lama na criação do Atlas das Emoções: um mapa digital das emoções humanas que ajuda as pessoas a compreendê-las e navegar por suas experiências interiores.

Esse encontro combina ciência moderna, práticas contemplativas e ferramentas concretas para cultivar uma consciência emocional mais profunda na vida cotidiana.

 

Este retiro é um convite para descobrir como a pesquisa científica sobre emoções e a prática budista podem dialogar para nos ajudar a viver com maior equilíbrio. Baseado no programa Cultivando o Equilíbrio Emocional (CEB) — idealizado por Paul Ekman, Alan Wallace e o Dalai Lama — o retiro oferece ferramentas práticas para reconhecer, refletir e transformar emoções difíceis.

A ciência continua a aprofundar nossa compreensão das emoções: como elas surgem, como influenciam nosso comportamento e como impactam nossa saúde e relacionamentos. No entanto, quando somos dominados pela raiva ou tristeza, as descobertas da pesquisa podem parecer distantes.
Nesses momentos, o que frequentemente precisamos é de uma maneira de retornar a nós mesmos — com consciência, compaixão e estabilidade.

Este retiro oferece exatamente isso.
 

Facilitadores


Maria Avelar, professora de Yoga, meditação, Reiki e instrutora do programa Cultivando o Equilíbrio Emocional (CEB) e Ediangelo Alencar, psicólogo clínico, capacitado em Yoga, instrutor de meditação e professor do programa Cultivando o Equilíbrio Emocional (CEB).

 

O que posso esperar?

 

Focaremos em dois grupos de emoções primárias, porém frequentemente incompreendidas: raiva e tristeza.

Com cuidado e curiosidade, exploraremos como elas se manifestam na mente, no corpo e nos relacionamentos, usando práticas como a Linha do Tempo dos Episódios Emocionais para conscientizar sobre os gatilhos, padrões fisiológicos, narrativas internas e respostas que moldam nossa experiência.
Paralelamente, praticaremos compaixão e equanimidade — antídotos atemporais para a sobrecarga emocional, ajudando-nos a permanecer conectados, centrados e abertos.

Este trabalho pode oferecer um apoio profundo à medida que navegamos pelos desafios da vida cotidiana — desde relacionamentos familiares e de amizade até o estresse no trabalho, a incerteza coletiva e a intensidade do mundo ao nosso redor.

Durante o fim de semana, exploraremos:

 

  • Meditações guiadas e momentos de reflexão silenciosa para promover uma presença corporificada

  • Investigação pessoal e em grupo usando ferramentas de CEB com base científica

  • Técnicas para fortalecer a atenção e a consciência

  • Maneiras eficazes de interromper a reatividade e promover respostas sábias

  • Práticas do coração que cultivam resiliência, ternura e equilíbrio

Para quem é?

 

Seja para navegar em sua própria dinâmica emocional ou apoiar outras pessoas nas delas, este workshop oferece um espaço para desacelerar, voltar-se para dentro e se reconectar com todo o espectro da sua vida emocional — com honestidade, cordialidade e percepção.

Tod@s são bem-vind@s.

​

Programação:

​

Sábado – 08 novembro 2025

  • 08:30 - 09:30 – prática de asanas (Gabi Paris)

  • 09:45 - 11:00 – Introdução e ensinamentos

  • 11:15 - 12:30 – Práticas e discussão        

  • 12:30 - 14:00 – Almoço

  • 14:00 - 18:00 – Ensinamentos, prática e discussão

Domingo – 09 novembro 2025

  • 08:30 - 09:30 – Práticas curtas e Meditações (sugestões para prática diária)

  • 09:45 - 12:30 – Ensinamentos, perguntas e respostas

​

Local: 

MOKSHA ESCOLA DE YOGA

R. São Sebastião, 1859 - Centro, São Carlos - SP, 13560-230

​

Inscrições:

Clique no botão abaixo e faça a sua inscrição.
A inscrição será confirmada através do recebimento do PIX ou transferência bancária – os dados se encontram no formulário.

Vagas limitadas!!!

Um pouco mais sobre os facilitadores

Maria Avelar

Estudiosa e especialista em Yoga, emoções e bem-estar. Com mestrado em Neurociências, Mindfulness e Práticas Contemplativas pela Universidade de Pisa, Itália, e instrutora de Cultivating Emotional Balance (CEB) pelo Santa Barbara Institute for Consciousness Studies, tem uma formação interdisciplinar que combina Yoga, consciência emocional (CEB), consciência sistêmina, psicologia, além de práticas contemplativas. Trabalhou como parceira externa participando de cursos e pesquisas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde explorou a prática de Yoga, mindfulness e auto-cuidado na relação com o bem-estar, particularmente entre estudantes em contextos de alta intensidade emocional e pessoas na terceira idade.

maria avelar.png

Ediangelo Alencar

Psicólogo clínico com  especialização em Gestão Emocional, com dupla titulação pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e pelo Santa Barbara Institute for Consciousness Studies, por meio do programa Cultivating Emotional Balance (CEB). Concluiu também o curso Aprendizagem para Corações e Mentes (SEE Learning) e possui formação em Yoga pelo Instituto de Ensino e Pesquisas em Yoga (IEPY) e pelo Kaivalyadhama Yoga Institute & Research Center. Sua prática clínica tem como base a Terapia Cognitivo-Comportamental, o Mindfulness, a Autocompaixão e o Equilíbrio Emocional. É estudioso e praticante de diferentes tradições contemplativas, integrando esses conhecimentos em sua atuação profissional. Seu propósito é criar um espaço seguro e livre de julgamentos, onde sentimentos, desafios e vivências possam ser acolhidos com respeito à individualidade de cada pessoa, favorecendo um modo de viver mais equilibrado e saudável emocionalmente.

P_20210212_125909.jpg
bottom of page